Latest Posts

Stellenbosch

By 10:05 , , , , , , , , ,

Os últimos dias foram incríveis!! Viajei com os meus pais e a minha avó pela Alemanha, Holanda e Luxemburgo. Foram dias intensos e muito divertidos. Mas agora a mamata acabou, minha família já está no Brasil e estou viajando com duas amigas pela Croácia, o que deve me deixar pouco tempo para escrever mais uma vez. O lado bom disso, é que significa que estou aproveitando ao máximo, o lado ruim é que estou com uma defasagem de muitos dias, enquanto minha idéia inicial era ter um diário em tempo real. Mas como expectativa e realidade nem sempre andam juntas, a gente faz o que pode, rs.

Por isso, vamos voltar à África do Sul, mais exatamente para a cidade de Stellenbosch. A maioria das pessoas que conheço visita Stellenbosch em pacotes que saem da Cidade do Cabo e passam o dia nas vinícolas para as quais os grupos são levados. Mas eu optei por passar mais tempo na região, pois tinha programado 15 dias na África do Sul e achei que podia me dar ao luxo de passar um tempo curtindo o campo. E posso garantir que foi uma excelente idéia! 

Com certeza saiu muito mais caro do que os pacotes, principalmente porque eu estava sozinha. Então, no caso de optar por passar uns dias nas vinícolas também, considere os seguintes gastos: diária de hotel - o que não muda muito, pois você só muda o local de hospedagem. Na verdade, pelo o que percebi, os hotéis em Stellenbosch são mais em conta que os da Cidade do Cabo; traslado da Cidade do Cabo à Stellenbosch - caso você não tenha alugado um carro - me custou cerca de 45 dólares cada trecho, mas sugiro negociar com o taxista antes; e contratação de guia para visitação das vinícolas - mesmo que você esteja de carro e não precise se preocupar com o traslado, sugiro que contrate o serviço de guia com transporte para poder degustar a vontade sem se preocupar com a direção depois - me custou cerca de 70 ou 90 dólares o dia. 

O interessante de ter um guia particular é que ele conhece muito bem a região e pode levá-lo para vinícolas mais específicas, de acordo com seu gosto. Eu, por exemplo, tenho mais interesse em vinhos tintos e espumantes e também queria ver o processo de produção de vinhos, assim, pude focar nas melhores vinícolas pra mim. Caso contrário, você pode ficar à vontade e fazer sua lista de vinícolas, mas vale lembrar que só na região da cidade de Stellenbosch são mais de 500.


   Armazenamento do vinho em barris de carvalho

Além de Stellenbosch é possível visitar e pernoitar na cidade vizinha de Franschhoek, que também é uma graça. Ambas cidades tem um centro pequeno cheio de lojinhas e restaurantes, mas Stellenbosch possui ainda um jardim botânico que me encantou! Vale a visita para ver de perto a imensa variedade de plantas que o país possui. Se como eu, você não tiver tempo de ir ao Kirstenbosch, sugiro que o visite. E mais, sugiro que guarde um tempo para um almoço no restaurante do Jardim, pois além de ser uma fofura, foi disparada a melhor comida que provei na cidade. Comi um Bobotie, que é um prato típico de carne moída (mais ou menos um bolo) temperado com muitas especiarias e assado no forno. Simplesmente divino!


   Uma das flores exóticas do Jardim Botanico de Stellenbosch


                                                                                 Bobotie, tradicional prato sul-africano


    Restaurante do Jardim Botânico de Stellenbosch

                                                                  Um dos restaurantes do centrinho de Stellenbosch

Quanto às vinícolas, como fiquei doente ao chegar à Stellenbosch, perdi um dia de cama, ficando com apenas 1 dia e meio para visitações. No primeiro meio dia, ainda me recuperando, consegui fazer duas vinícolas, a Neil Ellis e a Boschendal. Nesta última foi possível fazer o tour para conhecer o processo de produção. A primeira me encantou pela modernidade do design do local, além da vista externa para as parreiras. Sem falar na qualidade dos vinhos. Já a Boschendal é a maior produtora de vinhos da África do Sul e para isso, compra uvas de todas as partes do país. Pude provar os tintos e as espumantes e gostei muito! Mas além da degustação e do cellar tour, é possível adquirir cestas de piquenique, fazer um lanche rápido na delicatessen ou mesmo almoçar no recém-aberto restaurante da vinícola, o Mansão Boschendal.



   Vinícola Neil Ellis: excelentes vinhos e design moderno


                                                                  Vista para os vinhedos em Neil Ellis


    Mansão Boschendal, o novo restaurante da vinícola


                                                                                 Vinhedos de Boschendal

No segundo dia visitei as vinícolas Glenelly Estate, que é uma graça e tem uma lojinha de souvenirs bem bacana; Tokara, que por sinal é premiadíssima e tem uma seleção de azeitonas e azeites espetacular; a Solms Delta, que tem um museu que fala da história da região e tem um restaurante bem interessante, no qual degustei uma deliciosa tábua de frios e vegetais junto com os vinhos - que tem lindos rótulos vintage relacionados à música, que algo muito marcante na África do Sul. Talvez não tenham sido os melhores vinhos que provei, mas foi o lugar mais especial de todos, pela história do lugar (que tem um contexto social) e pelo carisma dos atendentes; e a Anthonij Ruppert, onde provei espumantes e tintos, sob a marca Pretorium, na sede da vinícola e mais adiante no mesmo terreno, descobri um lugar especial. Em um casarão antigo foi possível degustar uma safra especial da vinícola com o nome do dono: Anthonij Ruppert. Estes foram os melhores vinhos de todos os que degustei e recomendo uma ida até esse casarão não só pelo vinho, mas pela beleza da mansão, onde você pode degustar seu vinho no cômodo que desejar.


    Área de degustação de Glenelly Estate 

                                                                  Aproveitando a degustação em Glenelly Estante


    Um dos vinhos da premiadíssima Tokara


                                                                                                   O super atendimento da Solms Delta     

    A deliciosa tábua de frios da Solms Delta

                                                                                 Três dos vinhos super especiais do Anthonij Ruppert


Durante a minha estada em Stellenbosch fiquei hospedada em um Hotel com o mesmo nome da cidade, super antigo, bem localizado e com um atendimento muito bom. Infelizmente a cozinha e restaurante estavam em reforma, talvez por isso o café da manhã tenha deixado um pouco a desejar. Mas de modo geral, gostei bastante de ficar hospedada lá.

                                   Meu quarto single petit super fofo

Espero que tenham gostado das informações sobre essa cidadezinha fofa!

Beijos e até mais!!!





You Might Also Like

0 comentários