Latest Posts

Robben Island

By 14:41 , , , , , , , , , , ,

A visita à ilha de Robben é algo tão emocionante que merece um post especialmente só pra ela!


Para chegar a Robben Island é necessário pegar um barco que sai de Waterfront. Como é muito popular, deve-se comprar o ticket com antecedência, o que pode ser feito pela internet através do www.webtickets.co.za.

O passeio até a ilha leva cerca de 30 minutos e se você der sorte de pegar os assentos da parte superior, terá uma deslumbrante vista para a região portuaria da Cidade do Cabo. Óbvio que isso não aconteceu comigo, pois fui a última a entrar no barco e por pouco não perdi o passeio. Mas é possível fotografar Cape Town da própria olha. 

    Cape Town vista de Robben Island 

Dica: quando tiver algo com horário marcado, chame seu taxi com muita antecedência, porque conforme a lei de murphy, neste dia ele irá atrasar. Que foi o que aconteceu comigo, kkk.

Chegando a ilha você deverá se dirigir aos ônibus que aguardam os visitantes. Essa parte é bastante confusa! Uma mulher fica gritando num alto-falante repetidamente que as pessoas devem se dirigir para os ônibus, que não necessariamente estão à espera delas. E não há filas organizadas, então acaba sendo um Deus nos acuda nessa hora.

Após isso, você será recebido por um guia e seguirá por todo o complexo, o que dura aproximadamente 2 horas e meia.

    Um dos setores da prisão 

Outra dica: leve água e algum lanche leve, chapéu e protetor solar. O sol é forte e é bastante quente na ilha.  

Robben Island durante algum tempo serviu como ponto de abastecimento de navios e também como prisão para alguns marinheiros mal comportados, assim como alguns cidadãos da Cidade do Cabo. Depois passou a receber leprosos e outros doentes com necessidade de exílio. Com o Apartheid a ilha se tornou uma prisão de segurança máxima para presos políticos e com o fim dele tornou-se um monumento nacional, vindo mais tarde, a ser considerada patrimônio da humanidade. 

    Cemitério dos leprosos 

Ninguém mais está preso em Robben Island, porém as casas que ainda existem são alugadas para as pessoas que lá trabalham. 

    Casa de moradores de Robben Island 

    Igreja doada à Robben Island

Coisas absurdas aconteceram em Robben Island! As histórias contadas lá fizeram com que eu sentisse vergonha de ser "branca". Muitas vezes tive que conter as lágrimas, porque é muito difícil lidar com o fato de que há tão pouco tempo, pessoas tratavam umas às outras daquela forma, simplesmente por causa da cor da pele. 

Imagine você, carregar estampado no seu passaporte um carimbo escrito "dumb", que significa estúpido, simplesmente por ser negro. Inimaginável, né?!

Dentro da prisão existiam diferentes tratamentos de acordo com a etnia do preso. Por exemplo, os negros tinham uma alimentação diferenciada e de tão ruim que ela era, muitos vinham a falecer. 

    Cela onde Mandela ficou preso 

Muitos presos tinham que trabalhar numa mina de pedras. Apesar delas passarem com o tempo a não possuir valor algum de venda, esse serviço continuou sendo feito como forma de humilhá-los. No entanto, nessa mina havia uma caverna onde os presos podiam descansar um pouco e se proteger do sol escaldante. Nesse lugar, escondido de todos, eles ensinavam uns aos outros suas formações. E assim, esse lugar passou a ser chamado de universidade de Rooben Island. Muitos que saíram da prisão conseguiram ofícios graças ao que aprenderam nesse lugar. 

    Universidade de Robben Island

Foram muitos os anos que Mandela passou em Robben Island, mais outros muitos anos em outra prisão, até retornar à Robben Island novamente. Num total, Mandela passou 27 anos de sua vida preso. E mesmo após todo esse tempo de maus tratos, Madela pregou o perdão. Ele perdoou seus inimigos, pois somente assim poderia ter um país de iguais. 

    Uma das celas de Robben Island 

Que exemplo esse homem!! Não só por sobreviver com resignação a todas as provações as quais fora submetido, ele ainda perdoou aqueles que as impuseram, e ainda mais, pregou para que os outros perdoassem também seus algozes.

Foi um passeio que me deixou emocionada, mas posso dizer que saber que existiram homens como Madela e ver tudo o que foram capazes, renovou minha fé na humanidade! 

Voltei de Rooben Island com uma mistura de vergonha e tristeza, mas com uma dose enorme de esperança! 

Se vieram à Cidade do Cabo, é um passeio que não devem deixar de fazer!!

    Fim da visita 

Espero que tenham gostado. No próximo post vou falar do tour que fizemos por Cape Point

Bjs e até mais! 

You Might Also Like

4 comentários